Cerimônia de abertura do 5º WokIF lota auditório do Centro de Eventos do Pantanal

Publicado por: Reitoria / 28 de Novembro de 2018 às 11:43

O público presente à cerimônia de abertura oficial do 5º WorkIF no auditório das borboletas do Centro de Eventos do Pantanal se encantou com a performance artística do Coral do campus Várzea Grande, que reuniu algumas canções do show “Música do Mundo”, apresentado em outubro deste ano por ocasião dos 10 anos da Rede Federal. Presidida pelo reitor Willian de Paula, a cerimônia contou com participação de autoridades civis, estudantes, pró-reitores, diretores-gerais e servidores do IFMT e dos institutos federais do Centro-Oeste.

“Começamos o 5º WorIF com espírito de consolidá-lo como um espaço de convívio, estudos e contatos interpessoais. Que possamos partilhar experiências, realizar encontros, discussões acadêmicas e concretizar articulações políticas na teoria e na prática profissional. Como Vygotisky esclarecia, ‘cognição e afeto devem caminhar juntos no processo de aprendizagem’. Esperamos que a acolhida no jeito cuiabano de ser, proporcione reflexão e proposição de ações que caminhem em prol da socialização do conhecimento e possibilidade de educá-los para a vida e o trabalho. Pois os IFs em seus 10 anos de existência, tem feito diferença na formação e transformado a vida de jovens e adultos em diferentes espaços. Daí a importância de seguirmos juntos. Ou, como dizia Drummond: ‘não nos afastemos, juntos vamos de mãos dadas’, fortes e confiantes de que a Rede federal tem seu papel na história, como um case de sucesso”, frisou Willian.

A valorização do envolvimento e do trabalho da comunidade escolar: docentes, técnicos administrativos, alunos e prestadores de serviços, além da Reitoria, foi mencionada pelo coordenador-geral prof. Dr. Wander Miguel de Barros. “Minha gratidão e reconhecimento a cada um que dá o melhor, ao planejar, desde as primeiras reuniões, para apresentarmos à sociedade mato-grossense, tudo o que é realizado no ensino, pesquisa, extensão e inovação. Sou grato a todos que possibilitaram a materialização desse evento”.

O trabalho iniciado pelo professor José Bispo Barbosa, ex-reitor do IFMT, foi lembrado pelo atual reitor. “Quem começou o trabalho de reunir os campi do IFMT e como ele próprio diz, prestar contas para a sociedade foi o nosso primeiro reitor, uma pessoa de visão futurista e projeções para a educação técnica e tecnológica de Mato Grosso e do Brasil”.

Em nome dos 19 diretores-gerais, a professora Gilma Chitarra também destacou a valorização da “prata da casa”, servidores que estiveram envolvidos das mais diversas maneiras na realização do evento, seja na organização, apresentando trabalhos, moderando mesas ou palestrando.

Representando os reitores dos demais institutos federais do Centro-Oeste, o reitor do IFB, Wilson José Conciani enalteceu o esforço do IFMT para promover a integração e o intercâmbio de ideias entre os institutos federais. “Vivemos um momento de mudança de paradigma de gestão no país, mudanças sociais, tecnológicas e precisamos refletir, debater, entender esse novo momento e poder atuar para fazer mudanças. Por meio dessas reflexões podemos fazer algo novo. Parabéns ao IFMT por promover essas oficinas, por integrar sua comunidade e os vizinhos da região e construir parcerias”, afirmou Conciani.

Homenagem – Com uma trajetória construída há mais de 30 anos à frente do grupo de teatro Ânima, na então Escola Técnica Federal de Cuiabá, hoje IFMT - Cuiabá Octayde Jorge da Silva, o secretário de Estado de Cultura, Gilberto Luiz Canavarros Nasser, recebeu uma placa em homenagem aos anos dedicados ao trabalho com a arte e um reconhecimento pelo incentivo, parceria e inspiração para a construção de Circuito de Arte e Cultura no IFMT. “Esta é, com toda certeza, a homenagem mais significativa que eu poderia receber em toda a minha vida,” agradeceu, emocionado, Nasser.

Digoreste - Outro momento marcante foi o lançamento da versão impressa e digital da 3ª Edição da Revista Digoreste, uma coletânea de ações de Extensão do IFMT. O Procurador-chefe substituto do Ministério Público do Trabalho PRT 23ª Região, Rafael Mondego Figueiredo, foi o primeiro parceiro da instituição a receber um exemplar.

Também participaram da abertura, a reitora da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), professora Ana Maria di Renzo; o presidente da Fundação de Amparo a Pesquisa de Mato Grosso, Antônio Carlos Máximo; o diretor-geral da Fundação Uniselva, professor Cristiano Maciel; o professor Adriano Silva, representando o governador eleito de Mato Grosso, Mauro Mendes.

A palestra do Prof. Dr. Fabiano Guimarães da Silva, do IFGoiano, que abordou a importância da iniciação científica no processo de formação do estudante e futuro profissional encerrou as atividades do primeiro dia do 5º Workif.