Equipe de Barra do Garças tem foco na robótica para o WorkIF 2018

Publicado por: Reitoria / 27 de Novembro de 2018 às 19:00

O IFMT campus Barra do Garças chega com foco na robótica à edição 2018 do WorkIF. São três equipes competindo em três modalidades diferentes. Os alunos do curso de informática Hércules e Felipe que criaram um robô utilizando LEGO, por exemplo, vão competir nas modalidades Sumô, Arrancada e Seguidor de Linha.

A equipe de 30 discentes e 14 servidores terá trabalhos em diversas demonstrações durante o evento. São três stands, como o da Mostra de Extensão em que será apresentado o trabalho: Produção de Lâmpadas Ecológicas para Iluminação de Aldeias do Xingu.

Além disso, o campus selecionou os cinco melhores banners que foram apresentados durante a Jornada Científica local para trazer ao WorkIF. O campus fará ainda duas exposições de arte, e participará também da Mesa Redonda: “ Como desenvolver o ensino, a pesquisa e a extensão utilizando animais de forma ética”, mediada pelo diretor geral Leandro Miranda.

A pedagoga Jane Santos Oliveira que trabalha com pessoas com deficiência fala do trabalho que apresentará em forma de banner no dia 29 no qual ela expõe o case Tecnologia Assistiva para Pessoas com Deficiência. “ A deficiência hoje está ligada à barreira, aquilo que impede ser ‘normal’. No nosso caso, o aluno Gabriel é poliplégico e não fala. Então a tecnologia assistiva faz com que ele possa romper algumas barreiras para assistir aula usando alguns equipamentos como, por exemplo, cadeira especial e o capacete occipital Tamanduá que permite a ele acessar a internet e se comunicar”.

(Fonte: Telma Aguiar - IFMT Confresa)