II Conexão com o mundo do trabalho: Palestra aborda a produção agrícola no cerrado

Publicado por: Campus São Vicente / 5 de Abril de 2018 às 14:40

Foi realizada no IFMT São Vicente, na tarde desta terça-feira (3 de abril), a II Conexão como mundo do trabalho, evento promovido por meio da Pró-reitoria de Extensão (Proex) com o objetivo de estimular a aproximação entre a comunidade acadêmica e o universo do trabalho.

A palestra, com o tema “Impacto do sistema de produção na produção agrícola do cerrado”, foi proferida pelo agrônomo Leandro Zancanaro, pesquisador e gestor de pesquisas da Fundação MT.

Aproximadamente 300 alunos dos cursos técnico e superiores ofertados em São Vicente lotaram o Auditório Jonas Pinheiro. Fora o público local, a palestra também foi transmitida ao vivo pelo Youtube, para outras unidades da instituição. No Câmpus Avançado de Diamantino, uma turma do curso Técnico em Agricultura acompanhou toda a palestra, inclusive interagindo via internet.

“Este evento faz parte de uma das estratégias do IFMT para estreitar as relações com o setor produtivo. Para nossa escola é uma grande oportunidade o pesquisador Leandro Zancanaro estar aqui. É o primeiro passo de uma relação maior com o setor produtivo. Aproveitem ao máximo o aprendizado”, destacou Livio dos Santos Wogel, diretor-geral do IFMT São Vicente, aos estudantes.

Desde 1997, Zancanaro coordena na Fundação Mato Grosso trabalho de pesquisa na área de manejo e correção de solo, adubação e nutrição de culturas como soja milho algodão, manejos no sistema de produção e projetos de validação de pesquisa junto a lavouras comerciais de Mato Grosso e outros estados como Tocantins, Maranhão, Piauí e Bahia.

O pesquisador agradeceu o convite e demonstrou a satisfação em estar no IFMT São Vicente. “Queremos interagir, abrindo as portas de nossas estações experimentais e estágios. A agricultura tem grande oportunidade para todos. Então nós queremos colocar a Fundação MT à disposição de vocês todos, e a escola São Vicente é o primeiro projeto nosso”, destacou Zancanaro.

Na palestra, foram abordados assuntos como resultados independentes de pesquisas de solo; a interferência no solo da sequência de culturas ao longo do tempo; fertilidade dos tipos de solo; investimento em adubação; correção química; fatores que limitam a produtividade; entre outros, com direito também dar respostas a algumas dúvidas da plateia.

“A Conexão como mundo do trabalho é um evento que foi criado ano passado, que uma das maiores preocupações do nosso reitor professor William, de estreitar justamente as relações entre o IFMT e o setor produtivo. De lá para cá foi criada uma política de acompanhamento de egressos, onde teremos o monitoramento de todos os alunos do IFMT e como ele está inserido. Além deste evento realizado em São Vicente, serão mais dois encontros ainda em 2018. No meio do ano será em Barra do Garças, tratando de agricultura familiar, e o outro acontecerá no nosso Workif, final de novembro”, explicou Marcus Taques, pró-reitor de Extensão.

Dentre outros professores e técnicos-administrativos do Câmpus São Vicente também estiveram presentes o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Wander Miguel de Barros, e o Diretor de Pesquisa e Inovação Tecnológica, José Luiz de Siqueira.

Sérgio Thompson
Ascom/São Vicente