IFMT

Servidores do IFMT testam sistema inédito de gestão de eventos no WorkIF

Publicado por: Reitoria / 28 de Novembro de 2018 às 16:52

O WorkIF está sendo um evento piloto decisivo para a fase de teste de validação do Sistema Integrado de Gestão de Eventos para o IFMT, resultado de um trabalho feito remotamente por três servidores do instituto: o analista de tecnologia da informação da Reitoria Rafael Marquesi, o professor de informática do campus Avançado de Guarantã do Norte Lourenço Cavalcante, e o assistente administrativo do campus Rondonópolis, Marcelo Dantas.

O principal objetivo desta ferramenta, segundo os desenvolvedores, é organizar uma base de dados integrando as informações com as diversas atividades relacionadas a um determinado evento. O primeiro treinamento foi realizado na segunda-feira (26) para dez credenciadores que estão trabalhando durante o WorkIF.

“A ideia surgiu durante um evento de Pesquisa e Extensão, quando os diretores-gerais viram a necessidade de criação de um sistema único para uso em todo o IFMT. Então reunimos os sistemas iniciais desenvolvidos de forma bem-sucedida nos campi de Guarantã do Norte e Rondonópolis e começamos os trabalhos,” conta Rafael.

O grupo contar que teve o apoio das três Pró-reitorias, principalmente a de Pesquisa, já que para o desenvolvimento do novo sistema ocorresse de forma contínua foram necessárias reuniões presenciais para resolver os problemas que iam sendo encontrados.

O Sistema - Desenvolvido na linguagem de Preprocessamento de Hipertexto (PHP), o SIGE, é uma ferramenta desenvolvida para otimizar atividades durante a realização dos eventos no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Educação de Mato Grosso - IFMT. Entre outras atividades é possível realizar: credenciamento nos eventos, inscrições em minicursos, oficinas, mesas redondas, submissão de trabalhos, impressão de certificados, etc.

Entre as principais funcionalidades do SIGE estão: Inscrições online dos participantes; Cadastros de Usuários para fazer novas inscrições; Credenciamento dos participantes; Submissão de trabalhos; Criação de Eventos Temáticos: Possibilidade de eventos simultâneos; Cadastro de Programações; Cadastro oficinas e minicursos; Geração de relatórios (Excel/PDF); Geração de listas de presença (controle via QR-code e/ou Código de barras); e Personalização de acordo o evento; O sistema também é customizável, podendo ser adaptado de acordo com as necessidades do evento.

O SIGE é 100% via internet, portanto não é necessário instalar nada no computador. “Basta uma máquina com acesso à internet para acessar o sistema e fazer todo o controle do evento. Além disso, os dados dos participantes estarão totalmente seguros, pois a comissão trabalha em conjunto com a equipe de TI do IFMT para garantir a segurança das informações dos usuários”, detalha o professor Lourenço.

Marcadores: ifmt_1 workif_3