Mesa redonda destaca importância de parcerias com empresas na formação profissional

Dentre as quatro mesas redondas que fizeram parte da programação do primeiro dia do V WorkIF a que teve como tema A Integração com o arranjo produtivo local: desafios e benefícios para o IFMT, chamou a atenção por debater as parcerias dos Institutos Federais com empresas na etapa de formação profissional dos técnicos, tecnólogos e engenheiros.

A mesa contou com a participação do reitor do Instituto Federal de Brasília, Wilson Conciani, do diretor-geral do campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva, Cristovam Albano e do empresário do ramo de eletricidade, Dimas Yamanada. Participaram também os alunos do campus Cuiabá Evandro Vetorazzi e Charles Araújo que já atuam no mercado de trabalho resultado de uma das parcerias firmadas com empresas.

Para o reitor do IFB, Wilson Conciano, a troca de experiências sobre o tema é importante para construção de novos conhecimentos e para a compreensão do que a sociedade espera da educação profissional. “É muito importante ouvirmos a sociedade e compreendermos o que ela espera de nós, enquanto instituição”, afirmou Conciani.

Já para o diretor-geral do campus Cuiabá, que mediou os debates, a experiência vivida no campus, se aproximando das empresas e entendendo qual o perfil dos profissionais que formamos, pode servir para outros campi do Instituto Federal. “Essa aproximação com o arranjo produtivo local tem trazido bons frutos no sentido da empregabilidade de nossos alunos. Isso é muito importante”, frisou.

Durante os debates os alunos Evandro e Charles, que estão concluindo o curso de Engenharia de Controle e Automação, puderam falar de suas experiências na empresa em que atuam. “Foi fundamental para mim essa oportunidade que o instituto conseguiu de eu poder atuar no mercado de trabalho em minha área de formação”, finalizou.

(Fonte: Jones Martinho - IFMT Campus Cuiabá)

Marcadores: ifmt_1 workif_3